Categorias
Curiosidades e Variedades De Mãe pra Mãe

Faxina de Fim de Ano. Descarte correto de medicamentos

Todo ano desde que me casei, aproveito os 15 últimos dias do ano e os 15 primeiros para fazer faxina.

Arrumar, organizar, consertar, jogar fora…

A vítima de hoje foi minha caixa de medicamentos. Sabe aqueles remédios receitados em P.S. caros, que você usa uma única vez e depois deixa largado no fundo de alguma prateleira? Então, tenho uma 5 caixinhas aqui que nem sei para que servem, fora os que estão vencidos.

E no momento que eu ia colocá-los no cestinho de lixo, me veio o “estalo”

“_Opa! Será que ta certo isso”?

Então recorri ao grande INDEX, aquele que tudo sabe, tudo responde… o Google. :/

E achei essa matéria no G1 que explica como fazer. Não há nenhuma lei que regulamente o descarte de medicamentos, mas algumas dicas são:

  • Encaminhar o medicamento a uma farmácia para que o produto fosse descartado junto com o lixo produzido pelo estabelecimento. Porém, a farmácia não é obrigada a realizar o serviço. (Tcharam! Próxima Alternativa, por favor.)
  • Inutilizar esses medicamentos, o líquido de frascos deve ser jogado em água corrente. O recipiente precisa ser lavado, para evitar que outras pessoas consumam o medicamento vencido e no caso de comprimidos, não é necessário quebrá-lo. “Jogando o comprimido no vaso sanitário e dando descarga não há problema algum, porque ele se desintegra e não causa problema algum” (Contaminando a água?)

Não convencida refinei minha busca e achei essa matéria que dizia:

  • O destino correto de drogas inutilizadas são aterros credenciados e de acordo com as regulamentações da Agência  Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Deve-se deixar o medicamento na sua embalagem original e levá-lo ao ponto de coleta mais próximo (Melhorou, né ?)

E nessa mesma reportagem informa que em, São Paulo o grupo Pão de Açúcar, possui com parceria da Eurofarma postos de coletas de medicamentos dentro das farmácias localizadas em suas lojas.

Opa! Aí sim!

Fui atrás e dá só uma olhada no que achei, um  Post do Blog Pão de Açúcar Verde que fala sobre o assunto: Descarte Correto de Medicamentos.

Confira os endereços:

Hipermercados Local Endereço Horários
Extra Itaim Bibi Rua João Cachoeira, 899 7 às 23h
Extra Penha Av. São Miguel, 962/1.006 8h às 24h
Extra João Dias Av. Guido Caloi, 25 Parte I 7 às 23h
Pão de Açúcar Real Parque Av. Major Sylvio de M. Padilha, 13.000 8h às 22h
Pão de Açúcar Jabaquara Av. Eng. Armando Ar. Pereira, 2022 7h às 23h

 Espero que gostem!

APP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.