Dicas de Especialistas para a Gravidez. Alimentação, Estética, Vacinas e Viagens

Eu Gravidíssima do Samuel

Confira dicas de três especialistas de cuidados durante a gravidez:

Alimentação

– Nos primeiros três meses de gestação a mulher deve consumir ácido fólico, encontrado em carnes de animais jovens, fígado, aspargos e espinafre, por exemplo.
– No segundo trimestre, os focos da alimentação da grávida devem ser ferro e cálcio, encontrados em carnes vermelhas, feijão, leite e verduras de folha escura.
– O terceiro trimestre é o período das fibras e frutas.
– Faça seis refeições balanceadas por dia.
– Beba pelo menos de seis a oito copos de água.

De acordo com o ginecologista Eliezer Berenstei, “comer por dois” é um mito, que só vai levar a futura mamãe a engordar e pode prejudicar seu bebê, além de dificultar o parto.

Vale lembrar a importância do cuidado com o peso. “Uma mãe que esteja esperando um único bebê deve engordar, em média, 400g por semana de gestação”, diz Oliveira.

O que evitar

– Cafeína, presente em bebidas como o café, chá-mate ou preto, bebidas à base de cola e chocolates.
– Tabaco, que contém substâncias que podem ser prejudiciais ao bebê.
– Exercícios físicos exagerados. O ideal é praticar atividade física leve e ingerir carboidratos na refeição anterior à prática.
– Bebidas alcoólicas. O uso pode causar alterações morfológicas e funcionais no bebê, o que constitui a chamada Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).
– Deixar seu animal de estimação em quartos e banheiros do casal e do bebê, sendo, altamente recomendável evitar que os animais durmam no mesmo ambiente e até na mesma cama dos seus donos. (Eu Discordo! Mas, não sou médica)

Estética

– Grávidas podem usar tinturas de cabelo, mas, por precaução, recomenda-se o uso apenas a partir do segundo trimestre de gestação, segundo Berenstein.
– A mulher durante a gravidez não encontra qualquer contra-indicação para o uso de cosméticos de unhas como esmaltes e removedores, segundo Berenstein.
No entanto, os médicos têm opiniões divergentes sobre a contra-indicação ao uso desses produtos em qualquer período da gestação.

Vacinas

“A mulher deve ter conhecimento de todas as patologias que ela teve durante sua vida. É importante relatar esses fatos para seu ginecologista antes de pensar em engravidar. Algumas doenças que são benignas durante nossa vida assumem papel importante e diferente durante a gravidez, podendo afetar mamãe e bebê”, diz Berenstein.
– Vacina anti-tetânica: deve ser aplicada na gestante em casos de previsão de partos fora de hospitais.
– Vacina anti-rubéola: a rubéola é uma doença benigna que pode afetar o bebê em sua formação, especialmente no primeiro trimestre de gestação. Caso a mulher não esteja imunizada, ela deve receber essa vacina e não engravidar até seis meses após sua aplicação. A vacina não deve ser aplicada na gestante.
– Vacina anti-hepatites: segue a mesma orientação da vacinação anti-rubéola.
– Vacina anti-HPV: é uma vacinação recente, porém não menos importante, que deve ser aplicada entre os 9 e os 25 anos, no sexo feminino, em esquema de três doses. Ela não deve ser aplicada durante a gestação.

Na hora de viajar

Viagens aéreas
– Procure marcar assentos dianteiros em áreas de não fumantes.
– Não fique imobilizada por muito tempo.
– O cinto de segurança deve ser usado obrigatoriamente.
– Não esqueça de levar consigo um atestado do seu médico, constando seu tempo de gestação, autorização de viagem e seu telefone para emergências.

Viagens terrestres
– Use cinto de segurança e faça uma dieta leve durante as viagens.
– Aconselha-se àagrávida ocupar, como assento mais seguro, o dianteiro direito, utilizando cinto de segurança de três pontos.
Utilizar o cinto abdominal colocado o mais baixo possível (sobre as coxas) e nunca sobre o útero. O cinto diagonal deve ser ajustado de acordo com a posição do assento e ser colocado entre as mamas e lateralmente ao útero (e não junto ao pescoço).

Fonte: G1 – Globo.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2009 De Repente: Mãe. Todos os direitos reservados. Não aceite Imitações.
PortfólioComunicação.com
SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.